Grãos que compõe:
BETINA AZEVEDO
Betina Azevedo é sócia co-fundadora e produtora executiva da Café Preto Filmes e do selo Cafeína Audiovisual, responsável pela gestão financeira e coordenação de mais de 14 obras já lançadas pela produtora. É produtora executiva dos curtas-metragens de Sérgio Azevedo, “Notícias da Lua”, selecionado e premiado em mais de 14 festivais nacionais e internacionais, e “Cataventus”, fantasia infantil atualmente em fase de pós-produção. Já produziu duas temporadas de Lendas do Motocross Brasileiro, exibidas no canal BandSports, e está trabalhando na produção do longa-metragem “Um dia qualquer - a vida em duas rodas” (em fase de pré-produção).


SÉRGIO AZEVEDO
Sérgio Azevedo é sócio co-fundador da produtora, diretor e roteirista do curta-metragem ficção "Notícias da Lua", com o ator Otávio Augusto, que foi selecionado em diversos festivais, entre eles, destaque para o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Goiânia Mostra Curtas, Mostra de Cinema infantil de Florianópolis, Braga Science Film Festival (Portugal), filme de abertura do o 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e foi premiado no Panorama Brasil da VIII Mostra Sesc de Cinema. Também é diretor e roteirista do curta-metragem Cataventus, um filme de fantasia infantil, em fase de pós-produção. É autor de projetos de ficção premiados, como o longa-metragem Meu Amigo Astro e a série Disque-Amizade. Dirigiu e escreveu o telefilme documentário “Do Outro Lado – A conquista de Matheus Rheine” em coprodução com a ESPN (2016).
MADU GOMES
Madu é a nova integrante do time fixo da Café, e atua como coordenadora de projetos da casa. Começou sua trajetória na produtora como estagiária por meio do curso de Produção Audiovisual da UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí. Foi segunda assistente de direção no curta-metragem “Cataventus”, e agora, primeira assistente de direção do longa-metragem “Um dia qualquer - a vida em duas rodas”, mesmo projeto em que foi assistente nas salas de roteiro, quando ainda era estagiária.

Nossa química
A Café Preto Filmes é uma produtora audiovisual dedicada à criação de filmes autorais de ficção, transitando entre o drama intimista e a fantasia poética. Obras carregadas de simbolismos, partindo de situações cotidianas que revelam camadas profundas de conflito humano, com toques de humor ácido e pitadas de ironia, e temas que procuram expor as dores humanas, protagonizando personagens invisibilizados.
Na linguagem cinematográfica, há um equilíbrio entre realismo e estilização: o uso de símbolos visuais fortes, criando alegorias que expandem o cotidiano para o campo do fantástico ou do perturbador. Os personagens frequentemente são outsiders, figuras em crise ou sujeitos confrontados por forças invisíveis que desestabilizam suas rotinas. Assim, pretendemos construir um cinema marcado por contrastes: entre intimidade e exposição, entre memória afetiva e estranhamento, entre realismo e fabulação.
Temas que nos inspiram: experiências emocionais fortes ligadas à neurodivergência, luto, infância, memória e afeto.
Gêneros que queremos trabalhar: dramas intimistas, aventura e fantasia com olhar latino-americano, dramas com humor ácido e gosto de café amargo.
E sobre séries ?
Não produzimos séries de ficção, mas podemos atuar como um hub criativo: desenvolvemos histórias (de ficção e documentais) e conectamos seus autores a produtoras parceiras.
E os documentários ?
A Café nasceu produzindo documentários. A partir de 2026, vamos eleger poucas histórias de documentários para contar. Nosso trabalho documental também se concentra na produção de filmes e séries sobre esportes. Veja nossa página de Documentários.
.jpg)