Notícias da Lua abre o FAM 2025: “Não é porque não vemos que não está lá”
- sergiodeazevedo3d
- há 57 minutos
- 4 min de leitura
Repost do site oficial do FAM: https://www.famdetodos.com.br/
Com protagonismo autista, filme catarinense convidado será o primeiro curta exibido da 29ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul

Os apaixonados por astronomia provavelmente vão se reconhecer em Luã, o protagonista de Notícias da Lua, filme catarinense convidado que abre o 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025. Escrito e dirigido por Sérgio Azevedo, o curta de ficção, quase autobiográfico, será exibido no Cine Show Beiramar Shopping, no dia 4 de setembro, após a Cerimônia de Abertura do Festival, marcada para às 17h. Este é o terceiro ano consecutivo que o FAM abre sua edição com uma obra de Santa Catarina.
A história, filmada em Criciúma, no Sul do estado, é focada em Luã, um menino autista com hiperfoco em astronomia. Em uma visita da escola ao Planetário, ele descobre que "um lobo comeu a lua". Sem entender metáforas, o menino de 10 anos começa uma investigação para saber o que aconteceu com seu astro preferido. Fingindo ser um astronauta, Astor, o zelador da escola, ajuda Luã a entender o que aconteceu com a Lua para que ela volte a brilhar no céu.
“Não foi por querer, mas quando terminei o roteiro dessa história, vi que escrevi um pouco sobre mim. Eu sou autista também. Descobri isso aos 27 anos. Sendo austista nível 1 de suporte, minha família não identificou os hiperfocos que tinha quando eu era criança. Então o filme vem pra falar desse nível 1 do autismo, que sofre preconceitos por não ter tantas estereotipias. O curta traz essa analogia com a Lua Nova. Ela continua estando lá no céu, mesmo que a gente não consiga ver. E assim é o autismo nível 1 de suporte,” explica Sérgio.
Nesta edição do FAM, o Notícias da Lua é um dos seis filmes com protagonistas PcDs, mas o único que retrata o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como destaca o diretor, é de extrema significância ser o filme de abertura da 29ª edição do Festival. Como profissional do audiovisual catarinense, e pessoa dentro do espectro, Sérgio acredita que a exibição do curta seja capaz de despertar o interesse do público para, ao chegar em casa, pesquisar e conhecer mais sobre o autismo.
“É a realização de um sonho estar na programação do FAM; abrir um dos festivais mais importantes no Brasil e no Mercosul, trazendo essa visibilidade para o autismo. E principalmente por ser um festival que não é voltado unicamente para o público infantil, mas geral. Estamos bem felizes!”, conclui o diretor, que também participou este ano do módulo online da inédita etapa catarinense do 9º Encontro de Coprodução Mercosul, especial Ibero-América - ECM+LAB 2025, evento de mercado do FAM.
Segundo a diretora-presidente da Panvision, Marilha Naccari, além da premissa da Mostra em destacar um filme catarinense na sessão de abertura, a escolha de Notícias da Lua parte de seu enredo e os diversos aspectos pessoais refletidos em tela. “Esse filme é repleto da esperança e sensibilidade que queremos trazer à tona no festival. Também traz importantes pontos de discussão, como a acessibilidade, que no contexto do FAM, trabalhamos há muitos anos”, ressalta.

Notícias da Lua tem como protagonista o ator mirim Davi Burg, natural de Brusque. O menino passou por uma seleção em que participaram quase 40 crianças autistas na faixa etária dos 11 anos de idade, sendo enfim escolhido pelo diretor Sérgio Azevedo para interpretar o Luã. Também é destaque no elenco o renomado ator Otávio Augusto. Com mais de 60 anos de carreira nacional e internacional, ele soma no currículo diversos personagens marcantes na televisão, teatro e cinema, e foi convidado para integrar a equipe do filme catarinense.

O FAM 2025 será realizado de 4 a 10 de setembro no Cine Show Beiramar Shopping, em Florianópolis, Santa Catarina. As atualizações das atividades do festival e programação
completa podem ser encontradas no site famdetodos.com.br e nas redes sociais @famdetodos.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do EDITAL Nº 038.000/SMCLP/2024 especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Conheça a ficha técnica do filme:
Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo | Brasil, Brusque; Criciúma/SC | 16 min | 2025 | Ficção
Roteiro: Sérgio Azevedo
Diretor de Fotografia: Marx Vamerlatti
Diretora de Arte: Josiane Silva
Montador: Sérgio Azevedo
Som Direto e Edição do Som: Diego Dambrowski
Elenco: Davi Burg, Otávio Augusto, Ana Miranda, Cássio do Nascimento, Dea Busato, Gringo Starr, Glauco Broering, Amanda Savi, Fernando Lodetti Silva.
Classificação indicativa livre.
Comments